terça-feira, 24 de abril de 2018

SJDHDS  capacita  gestores  e  técnicos do  SUAS  no  novo  módulo  do  Siacof



Dando continuidade as capacitações com a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Estado da Bahia, na tarde desta segunda-feira (23), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SAS), realizou o assessoramento técnico para preenchimento do Registro de Acompanhamento Físico (Raf) no Sistema de Acompanhamento ao Cofinanciamento do Governo do Estado (Siacof). O evento aconteceu no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador (IAT).

Em média, 200 profissionais dos 417 municípios da Bahia estiveram presentes no encontro. O objetivo do assessoramento é qualificar e orientar os gestores técnicos do CRAS e CREAS, além dos conselhos de assistência social (municipais e estadual), e de outros serviços socioassistenciais da rede, para melhor atuação na gestão da política pública e na oferta dos serviços no estado.

“O preenchimento do Raf é o novo módulo do SUAS que nos permite conhecer de perto a realidade do município e os serviços socioassistenciais ofertados por eles. Além disso, também será de grande importância para a construção dos relatórios do Governo”, esclareceu Mara Del Rei, técnica da Coordenação de Regulação e Rede SUAS da SJDHDS.

O Raf, antes preenchido manualmente, agora passa a ser informatizado com o preenchimento no Siacof. De acordo com Robermarley Oliveira, assessor técnico da Coordenação de Gestão Organizacional e Tecnologia de Informação e Comunicação da secretaria (CGOTIC), “trabalhamos com muito cuidado na criação de cada módulo do Siacof, para que ficasse o mais simples e entendível para todos os profissionais envolvidos, algo que facilitará bastante o acompanhamento das atividades”, afirmou ele.

O Siacof é um investimento do Governo da Bahia, por meio da SJDHDS, que otimiza o fluxo de informações e registros de acompanhamento às famílias cadastradas em programas sociais. Pioneiro em inovação tecnológica, o sistema já está sendo utilizado pelo SUAS para acompanhar e gerir quatro importantes funcionalidades: Plano de Ação do Estado; Repasse de Recursos do Governo aos municípios; Prestação de Contas; Controle de Atendimento e Acompanhamento realizados durante o ano.
 ACOM/SJDHDS







Nenhum comentário:

Postar um comentário