quarta-feira, 9 de maio de 2018

Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social discute o fortalecimento do SUAS


Com o tema “Eficiência, eficácia e efetividade” para reforçar os compromissos dos entes federados em consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Bahia, a abertura da 9º edição do Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (9), pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), uma associação civil independente, contou com mais de 500 profissionais, entre trabalhadores, gestores, técnicos, usuários e professores dos 417 municípios do Estado. O encontro conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SAS). A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador.

Presente e compondo a mesa no evento, Cezar Lisboa, titular da SJDHDS, discursou sobre o cenário econômico e social que se instalou no país e sobre a importância de se reafirmar o compromisso de todos os atores envolvidos para o fortalecimento da rede SUAS. “Infelizmente, voltamos ao mapa da fome no Brasil. Diante dessa triste realidade, precisamos pactuar compromissos mais fortes com as políticas públicas socioassistenciais e, para isso, a SJDHDS tem investido e auxiliado os municípios para melhor atuação nas comunidades vulneráveis”, pontuou o secretário.

Os encontros anuais do COEGEMAS são espaços de discussão e articulação do SUAS, que contribuem para reforçar o papel SJDHDS na qualificação da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e no apoio aos secretários municipais de assistência social, além dos trabalhadores da assistência social na gestão e execução da rede.“Encontros como este são fundamentais para a defesa da assistência social e para termos um serviço cada vez mais fortalecido, efetivo e eficaz na Bahia. As famílias, atendidas pelos nossos programas e ações sociais, merecem e precisam da nossa dedicação para um trabalho diário de excelência”, afirmou a superintendente da SAS, Leisa Sousa.

O encontro é o fórum máximo do COEGEMAS e, nesta oportunidade, também é feita a Assembléia Geral, que tem como principal objetivo a recomposição da diretoria do colegiado para o período de 01 ano. “Nosso papel é defender Assistência Social como Política de Seguridade Social e contribuir para a consolidação e fortalecimento da rede, difundindo assim, os valores democráticos, humanistas e éticos que regem o SUAS”, esclareceu Jailton Fernandes, presidente do GOEGEMAS. 
ASCOM/SJDHDS








Nenhum comentário:

Postar um comentário