sábado, 28 de julho de 2018


GRUPO MELHORES AMIGOS DO CRAS DE CRUZ DAS ALMAS COMEMORA O DIA DOS AVÓS COM VISITA AO PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS DO PARAGUAÇU





No dia 26 de Julho o Grupo Melhores Amigos do CRAS  de CRUZ DAS ALMAS, comemorou o Dia dos Avós, visitando o Parque Histórico Castro Alves no município de Cabaceiras do Paraguaçu.


O passeio teve como objetivo agraciar os (as) integrantes do grupo com um momento de conhecimento e lazer, finalizando com um delicioso almoço no Restaurante Meu Cravo.

Agradecemos, em especial, a Eliete, Reni e Carina pela acolhida e atenção no Parque Histórico Castro Alves, além de parabenizá-las pelo belo trabalho que desenvolvem.

Parabenizamos a Diretora do Departamento de Assistência Social - Laís Silveira e o Coordenador do CRAS - Bruno Marques, pela organização do passeio, além de agradecer igualmente as Assistentes Sociais do CRAS - Elielma Lobo e Girlanda Lima, à Educadora Física - Iris Flavia e à Orientadora Social - Antonia Eloisa, por cuidarem tão bem das nossas (os) meninas (os) do Grupo Melhores Amigos do CRAS.


Fotos: Thuane Maria
















quarta-feira, 25 de julho de 2018

Chá da vovó em João Dourado




Chá da Vovó

"Vovó e vovô… Sinônimo de amor e carinho! Exemplo de experiência e dedicação. Que bom poder formar uma roda para ouvir com atenção seus sábios conselhos e dividir brincadeiras”.

Amanhã dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós e o CRAS Reatando Laços realizará o 2º Chá dos avós.
18/07/2018 - 15h16

Comissão aprova possibilidade de conselheiros tutelares serem reeleitos mais de uma vez

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Entrega do Prêmio Zilda Arns. Dep. Leandre (PV - PR)
Leandre: a recondução de bons profissionais é fundamental para dar continuidade aos trabalhos dos conselhos
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) para permitir a reeleição, por mais de uma vez, dos membros de conselho tutelar de municípios e do Distrito Federal.
A medida consta no Projeto de Lei 7879/17, do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que recebeu parecer favorável da relatora, deputada Leandre (PV-PR).
Hoje, o estatuto permite apenas uma recondução dos conselheiros tutelares, cujo mandato é de quatro anos.
Segundo a relatora, a proposta pode evitar que o conselho tutelar perca, periódica e obrigatoriamente, seus melhores e mais experientes quadros. “A recondução de bons profissionais é medida de fundamental importância para dar continuidade aos trabalhos em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, disse a deputada Leandre. Ela apresentou emenda que ajusta a redação do projeto, sem alterar a medida prevista.
Os conselhos tutelares de cada município e de cada região administrativa do DF são compostos de cinco membros, escolhidos pela população local.
Tramitação 
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

terça-feira, 24 de julho de 2018

CONTANDO HISTÓRIAS NO CRAS DE CRUZ DAS ALMAS...




Ontem foi dia de contar histórias utilizando fantoches. As turminhas do matutino e do vespertino do CRAS Everilda Santana Machado se divertiram muito com as instruções da Orientadora Social Taiane Sá.

Parabéns a Equipe do CRAS pelo belíssimo do trabalho com nossas crianças.

Jucélia Maria Cerqueira




segunda-feira, 23 de julho de 2018

MUNICÍPIO DE SAÚDE REALIZA CONFERÊNCIA LIVRE DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


A Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA,  realizaram nesta  sexta-feira, dia 20 de julho de 2018, a Conferência Livre dos Direitos da Criança  e do Adolescente, no povoado de Genipapo, no Pátio da Escola Municipal Alexandre Almeida. 

O evento contou com a presença do Prefeito Sérgio Passos,  da secretária Aparecida Martins, além dos diretores e professores das escolas do povoado.  

A conferência teve como tema central "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências", onde as crianças e adolescentes debateram e puderam participar, partindo dos questionamentos: O que temos? O que queremos?  

Além disso houve participação no Quiz, uma brincadeira lúdica que estimulou e despertou o interesse de todos.

Vejam as fotos:









sexta-feira, 20 de julho de 2018

JOÃO DOURADO - CRAS REATANDO LAÇOS





O CRAS Reatando Laços (Centro de Referência em Assistência Social) está com um grupo de convivência e fortalecimento de vínculos para gestantes.

Como uma instituição que preza a família, o CRAS tem como objetivo oferecer informações referentes à gestação e aos cuidados com o bebê, possibilitar a troca de experiências entre as gestantes e, principalmente, fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê.


Os encontros são quinzenais coordenados pelos profissionais do CRAS, acontecem às quintas-feiras, das 15h às 17:00h, na sede do CRAS e contam com a colaboração de outros profissionais, que fazem palestras sobre os diversos assuntos de interesse das participantes, oficinas de artesanato. Ontem contamos com uma roda de conversa sobre os direitos da gestante com a psicóloga Ilka Laís e a Coordenadora do Bolsa família Sirlé Vieira falando do CAD único, bolsa nutriz e todos os programas do Bolsa família.

As gestantes interessadas em participar podem comparecer no CRAS com RG e número do NIS.







quinta-feira, 19 de julho de 2018

Assessoramento Técnico da SAS no Território Litoral Sul – Itabuna





Foram mais de 400 participantes entre gestores/as, equipes de PAIF, SCFV e de Cadastro Único/PBF de 38 municípios pertencentes ao território de identidade Litoral Sul e da região, reunidos com o objetivo de qualificar a prestação dos serviços, programas e benefícios da Política de Assistência Social.

A programação foi composta pelo debate de diversos temas, divididos ao longo dos dois dias do evento. Iniciamos o primeiro dia com a Oficina: Estratégias para o Fortalecimento do Acompanhamento Familiar no PAIF e SCFV, ministrada pelo Coordenador Estadual de Proteção Social Básica, Maurício Bodnachuk. 

Essa oficina teve o objetivo de alinhar os conceitos sobre o PAIF e o SCFV, refletir sobre o papel dos/as trabalhadores/as do SUAS na operacionalização dos serviços da Proteção Social Básica e traçar estratégias para a qualificação da mesma. Como produto da oficina foram traçadas 10 Estratégias para o Fortalecimento do Acompanhamento Familiar.

À tarde, o Coordenador Estadual de Vigilância Socioassistencial, José Bartilotti Neto, conduziu uma exposição dialogada sobre o Manual do RAF.

O segundo dia teve início com uma mesa de autoridades, estavam representados o CMAS de Itabuna por sua Presidente, a UNIME por sua Diretora Geral, a UESC por seu Pró-reitor, o Fórum Territorial de Gestores pela Secretária Municipal de Assistência Social de Itabuna e a SJDHDS/SAS pelo Coordenador Estadual de Vigilância Socioassistencial. Após as falas dos membros da mesa Bartilotti apresentou as funções da Vigilância Socioassistencial no âmbito municipal.

À tarde, Maurício Bodnachuk conduziu uma exposição dialogada sobre o Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades do PBF – SICON. Logo após tivemos a participação do Prefeito de Itabuna que fez uma breve saudação a todos/as e agradeceu a presença do Estado.

O encerramento do Assessoramento foi o momento mais aguardado por todos/as, contamos com a participação da Superintendente de Assistência Social, Leísa Mendes, que desenhou um panorama geral da situação da Política de Assistência Social na Bahia e trouxe reflexões pertinentes aos gestores/as e aos trabalhadores/as do SUAS, além de contagiar a todos/as como o sentimento otimista e combativo de respeito ao SUAS! 
(Maurício Bodnachuk - Coordenador de Proteção Social Básica da SAS)








quarta-feira, 18 de julho de 2018

CRAS REATANDO LAÇOS - João Dourado - Bahia







Ontem, dia 17 de julho, foi dado início ao Projeto Horta e jardinagem: recriando o espaço do CRAS Reatando Laços, criado pela psicóloga do CRAS, Ilka Laís




O projeto tem como objetivo específico criar uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, utilizando material reciclado e aproveitamento de materiais para a construção de hortas, jardins e espaço de lazer, estabelecer relações sociais saudáveis através da convivência e do trabalho em grupo. 





A secretaria de agricultura e meio ambiente fez uma parceria com o CRAS Reatando Laços, promovendo uma palestra educativa falando da preservação do meio ambiente com o professor Paulo Tertuliano em seguida foi dado a orientação para dar início ao projeto.