Foram mais de 400 participantes entre gestores/as, equipes de PAIF, SCFV e de Cadastro Único/PBF de 38 municípios pertencentes ao território de identidade Litoral Sul e da região, reunidos com o objetivo de qualificar a prestação dos serviços, programas e benefícios da Política de Assistência Social.
A programação foi composta pelo debate de diversos temas, divididos ao longo dos dois dias do evento. Iniciamos o primeiro dia com a Oficina: Estratégias para o Fortalecimento do Acompanhamento Familiar no PAIF e SCFV, ministrada pelo Coordenador Estadual de Proteção Social Básica, Maurício Bodnachuk.
Essa oficina teve o objetivo de alinhar os conceitos sobre o PAIF e o SCFV, refletir sobre o papel dos/as trabalhadores/as do SUAS na operacionalização dos serviços da Proteção Social Básica e traçar estratégias para a qualificação da mesma. Como produto da oficina foram traçadas 10 Estratégias para o Fortalecimento do Acompanhamento Familiar.
À tarde, o Coordenador Estadual de Vigilância Socioassistencial, José Bartilotti Neto, conduziu uma exposição dialogada sobre o Manual do RAF.
O segundo dia teve início com uma mesa de autoridades, estavam representados o CMAS de Itabuna por sua Presidente, a UNIME por sua Diretora Geral, a UESC por seu Pró-reitor, o Fórum Territorial de Gestores pela Secretária Municipal de Assistência Social de Itabuna e a SJDHDS/SAS pelo Coordenador Estadual de Vigilância Socioassistencial. Após as falas dos membros da mesa Bartilotti apresentou as funções da Vigilância Socioassistencial no âmbito municipal.
À tarde, Maurício Bodnachuk conduziu uma exposição dialogada sobre o Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades do PBF – SICON. Logo após tivemos a participação do Prefeito de Itabuna que fez uma breve saudação a todos/as e agradeceu a presença do Estado.
O encerramento do Assessoramento foi o momento mais aguardado por todos/as, contamos com a participação da Superintendente de Assistência Social, Leísa Mendes, que desenhou um panorama geral da situação da Política de Assistência Social na Bahia e trouxe reflexões pertinentes aos gestores/as e aos trabalhadores/as do SUAS, além de contagiar a todos/as como o sentimento otimista e combativo de respeito ao SUAS!
(Maurício Bodnachuk - Coordenador de Proteção Social Básica da SAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário