sábado, 29 de setembro de 2018

Secretaria de Assistência Social de Camacã recebe Curso de Cabeleireira

por ASCOM
 Publicado pelo site da Prefeitura de Camacã em 28/09/2018 22:30 - Atualizado em 28/09/2018 23:07
Cabeleireiro
O curso de Capacitação para Cabelereiros teve início dia 23 de julho e a conclusão está programada para o dia 02 de outubro. 20 alunas estão participando do curso oferecido pela CETEB - Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, com o apoio da Prefeitura de Camacã que está sendo ministrado pelas professoras Rita e Renata com a Coordenadora Janiele.

O curso traz como principal objetivo poder oferecer mais uma oportunidade para as alunas que buscam ter uma profissão e aumentar sua renda. Durante o curso foram ministrados sobre Técnicas de atendimento ao cliente, Estudo do cabelo, Corte, Técnicas de hidratação, Técnicas de alisamento(progressiva), Coloração entre outros.
No dia 25 de setembro aconteceu uma oficina com a participação do cabeleireiro Junior, onde uma empresa de produtos profissionais apresentou produtos, tirou duvidas e compartilhou bastante conhecimento com as alunas. 

Para a Secretária de Assistência Social Ana Clébia “ é sempre motivo de satisfação vermos as pessoas buscando se aperfeiçoar profissionalmente, já que o mercado de trabalho hoje é bastante exigente, e nada melhor do que esse curso para trazer novas opções para o futuro quem sabe cada uma delas montar seu próprio negócio, finalizou.”
As Alunas estão gratas pela oportunidade de aprender mais e assim ter mais oportunidade frente ao mercado de trabalho.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PRIMEIRO FÓRUM MULTIPROFISSIONAL SOBRE PESSOA IDOSA É REALIZADO EM CRUZ DAS ALMAS




Por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a Prefeitura de Cruz das Almas realizou nesta quarta-feira (26), na Biblioteca Municipal, o I Fórum Multiprofissional Sobre Pessoa Idosa no município. Durante a manhã, tivemos a abertura do evento com apresentação cultural Dança da Peneira do grupo Os Melhores Amigos do CRAS - Everilda Santana Machado e a presença do prefeito Orlandinho Pereira, compondo a mesa ao lado do vice-prefeito, Max Passos, a secretaria da pasta, Jucélia Maria Cerqueira, o vereador Carlos Borges (Alemão) e o promotor de Justiça, Adriano Marques.

O município tem enfrentado dificuldades para formar o Conselho Municipal de Direito do Idoso. E foi um dos temas apresentado por Dr. Adriano, que chamou a atenção para a falta de compromisso da sociedade na participação junto ao poder público. “Eu tenho muitas demandas em favor de vocês (idosos) na Promotoria. O município tem ajudado da forma que pode, mas a gente precisa entreter a população de Cruz das Almas para que também abrace esta causa”, destacou.

O prefeito Orlandinho falou da importância do evento e parabenizou a secretária e sua equipe: “Jucelia está de parabéns pelo trabalho desenvolvido! É muito importante esta realização. Em muito outros países os idosos merecem um respeito especial, aqui no Brasil temos uma longa caminhada pela frente. Mas, este e o momento de discutirmos a autonomia do idoso, saúde, capacidade laboral, declarou.

Na parte da tarde, tivemos um breve panorama sobre o que tem sido feito pela terceira idade de Cruz das Almas, apresentado por Laís SilveiraDavid Serra e Julivia Fiuza da Conceicao. Seguido por um diálogo sobre autonomia e independência da pessoa idosa, tendo como intercessoras a assistente social, Débora Marques, de Salinas das Margaridas e Luzia Amália, do Grupo Melhores Amigos. Em seguida, uma palestra sobre a Importância do trabalho multiprofissional para a pessoa idosa, tendo como palestrante a professora Drª Marcela Silva.

“Muito valioso e extremamente participativo”, assim definiu o evento a secretária Jucelia. “Tivemos a participação de todos os grupos e movimentos religiosos que trabalham com os idosos no município. Saldo muito positivo, terminamos o evento ´registrando a participação de 200 idosos”, concluiu. Estudantes do curso de Serviço Social, assim como profissionais da estiveram presentes também. O encerramento ficou por conta dos grupos de Carimbó e Samba de Roda do Bom Viver.

Texto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

FOTOS: Thuane Maria / Olhar da Preta

Galeria de fotos:


















quinta-feira, 27 de setembro de 2018

FLORESTA AZUL: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA PRÉ-CONFERÊNCIA A FAVOR DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO DISTRITO SANTA TERESINHA (COQUINHOS)


A Secretaria de Assistência Social em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) realizou na manhã dessa quarta-feira (26/09) no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Coquinhos a pré-conferência Dos Direitos da Criança e do Adolescente que tem como finalidade garantir os direitos dos menores e esclarecer as pessoas presentes sobre a importância de tratar deste assunto.


A presidente do CMDCA Karlaynne Cabral ministrou a palestra e reforçou a toda comunidade, principalmente aos adolescentes ali presentes a importância da participação deles nas conferências, mostrando que é uma forma de garantir melhorias nos seus direitos e também um meio de suas vozes serem ouvidas.


O evento contou com apresentações do ballet das meninas do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS sede, acompanhadas e orientadas pelo facilitador Cosme Nascimento e uma apresentação musical dos jovens do SCFV dos Coquinhos juntos com o coordenador do CRAS Herval Bastos.


Participaram da pré-conferência alunos e diretor do colégio José Joaquim Jenier, usuários do SCFV do CRAS, funcionários da Secretaria de Assistência Social e comunidade em geral.

Matéria: Verônica Sodré

Galeria de fotos:










SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA AÇÕES NA SEMANA ESTADUAL DO DIREITO DE SER NA PRIMEIRA INFÂNCIA

por ASCOM
 Publicado em 21/09/2018 13:22 - Atualizado em 21/09/2018 14:18
Fotos Portelinha
O SUAS – Sistema único de Assistência Social (Criança Feliz) e a equipe do Primeira Infância, realizaram no último dia 13 no distrito de Leoventura uma oficina de brinquedos com materiais reciclados, desenvolvendo tanto nas crianças quanto nos pais o despertar de sua criatividade.  O principal objetivo da atividade foi influenciar o fortalecimento do vínculo familiar, bem como os laços de amizade dentro da comunidade, uma vez que foi reunido todos os moradores da comunidade nesse propósito. Foram dadas orientações pela Dr. Maria Fernanda e ASB Luciana sobre higiene bucal e foram distribuídos kits aos presentes. Houve ainda um momento de discussão e conscientização sobre prevenção ao suicídio com o objetivo e alertar as famílias a respeito da realidade do suicídio no Brasil, bem como as formas de prevenção.
Esse mesmo trabalho foi desenvolvido também nessa quinta-feira (20) no Bairro da Portelinha onde proporcionou uma tarde diferente de aprendizagem.  A Secretária de Assistência Social Ana Clébia, a Assistente Social Cristiane Muniz e a Coordenadora do programa Leila Morais estiveram presentes também juntamente com   a equipe do Primeira Infância SUAS. O trabalho não para.
(Do Site da Prefeitura de Camacã).

terça-feira, 25 de setembro de 2018

FLORESTA AZUL: SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA PRIMEIRA SEMANA PELO DIREITO DE SER PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS





A Prefeitura Municipal de Floresta Azul através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou durante as tardes dessa quarta e quinta-feira (19 e 20/09) no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) a primeira semana pelo direito de ser Primeira Infância no SUAS (Criança Feliz).

O evento aconteceu em todos os municípios do estado da Bahia que aderiram ao programa como forma de mostrar a importância dele para as famílias beneficiadas e como ele tem ajudado no fortalecimento de vínculos familiar e comunitário, além desenvolvimento das crianças participantes.


O primeiro dia do evento contou com a presença do comitê gestor do programa composto por membros das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. A supervisora do programa Ana Claúdia Daneu apresentou as ações que foram realizadas desde a implantação até os dias de hoje e mostrou através de vídeos gravados com os cuidadores das crianças a satisfação dos mesmos com as visitas domiciliares. O segundo dia foi voltado para as famílias com brincadeiras para as crianças, contação de histórias, sorteios e um espaço recreativo preparado para elas.

A prefeita Gicélia Santana juntamente com o secretário de Assistência Social Alexsandro Barreto presentearam as crianças com vários livros de literatura infantil que ajudam nos seus desenvolvimentos cognitivo, além dos brindes que foram sorteados durante o evento.


Matéria: Verônica Sodré

Galeria de fotos:





















terça-feira, 11 de setembro de 2018

JOÃO DOURADO:
CRAS REATANDO LAÇOS E O
 “SETEMBRO AMARELO”






O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Reatando Laços, aderiu à Campanha Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio que ocorre em todo o país. 

A mesma objetiva refletir e dialogar sobre o assunto, bem como identificar e prestar ajuda a quem precisa. Além disso, visa conscientizar sobre a depressão, uma vez que é essa a doença responsável pelas pessoas perderem o que tem de mais importante: a vida. O mês escolhido para a campanha faz alusão à trágica história de Mike Emme, um jovem americano de 17 anos que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo – daí o o nome “Setembro Amarelo”. 



O suicídio é um fenômeno complexo que envolve múltiplas causas. No geral, é uma medida desesperada na qual o sujeito não consegue ver outra saída para a resolução de seus problemas e sofrimento. Por esse motivo, entende-se como necessário a participação de todos em ações que permitam prevenir, alertar e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as consequências da depressão na vida de um ser humano, uma vez que ela não pode ser entendida como “frescura”, pois é uma doença que, como qualquer outra, pode levar à morte se não for tratada a tempo.



O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) programou algumas atividades de adesão a campanha “Setembro Amarelo”. Durante esse mês a equipe técnica e orientadores farão a abordagem com os grupos de convivência. Na última quinta-feira, dia 05, foi a assistente social Reinilda que deu início a uma roda de conversa no grupo de idosos do SCFV.