quarta-feira, 31 de outubro de 2018

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade da cidade de Saúde - Bahia


A Prefeitura Municipal de Saúde através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou nesta sexta-feira dia 26 de outubro de 2018, no Centro Cultural Maricenia Pereira, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve como tema: "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". Com objetivo geral de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos - SGD, crianças adolescentes e a sociedade para construção de propostas voltadas para afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.
   
Antes da abertura solene desta conferência tivemos apresentações culturais com a participação do grupo SOM, CORDAS e VOZES do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Tia Bibi, peças teatrais “Ser criança...” e “Drogas e Violência” do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescente, deste município. Na abertura solene contamos com a presença do Prefeito Municipal Sérgio Passos, as secretárias de Saúde, Educação e Ação e Desenvolvimento Social, além do presidente da Câmara, o senhor Antônio Lopes e os vereadores Andreia Silva, Claudiano Jatobá e Fábio Aleixo. 

Em seguida foi desenvolvida a palestra Magna pela advogada Thaise Pereira Costa onde explanou com muita eficiência o tema desta conferência. Conforme documento base do CONANDA, após a palestra, os participantes formaram grupos de trabalho em 5 eixos distintos onde foram formuladas propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra criança e adolescente e o fortalecimento da participação de crianças e adolescentes nos espaços de liberação do controle social como política pública, além de garantir a qualificação e a participação e o protagonismo de  criança e  do adolescente. Após apresentação, ocorreu a discussão e aprovação das propostas formuladas nos grupos. Logo após, a eleição e apresentação dos Delegados Municipais que irão para conferência territorial.

É importante frisar que a conferência teve presença marcante dos adolescentes, que em sua maioria, alunos das escolas da rede Municipal de ensino.






I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



A Prefeitura de Igaporã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município.

A palestra "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências" foi proferida pelo advogado Éder David. Além do advogado, também participou da conferência o prefeito de Igaporã, Suly Fagundes, que destacou, em sua fala, a importância da discussão da temática na construção de políticas públicas eficazes na proteção de menores.





A Prefeitura de Igaporã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, sediou entre os dias 22 a 26 de outubro, o curso de capacitação de Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família para Gestores e Técnicos promovido pelo Estado da Bahia, para os Municípios que fazem parte do Território de Identidade Velho Chico:















sexta-feira, 26 de outubro de 2018

📍 AVISO IMPORTANTE:

🚩 Esta é a oportunidade para os (as) Conselheiros (as) Tutelares e de Direitosparticiparem do processo de formação oferecido pela Escola de Conselhos da Bahia, com carga horária de 200h e certificação pela Uneb.

🚩 Estão disponíveis 200 vagas, com inscrição a partir do dia 30/10 até dia 09/11 no site: www.justicasocial.ba.gov.br

⏩ Duvida e informações: (71) 3115-9857 / 9864. Aguardamos as inscrições!


SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA O I SIMPÓSIO DO RECÔNCAVO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO EM CRUZ DAS ALMAS - BAHIA





Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na Biblioteca Municipal o I Simpósio do Recôncavo do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

Conceder esclarecimentos e informações aos usuários do sistema e beneficiários do PBF foi um dos objetivos do Simpósio, bem como a integração da rede de entrevistadores do Recôncavo Baiano.

O evento contou com a presença do Prefeito Orlandinho Pereira, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – Jucélia Maria Cerqueira; Vereadora Professora Ilza (Ilza); Diretora de Departamento de Projetos Especiais – Nelita Rodrigues; Coordenador do Cadastro Único e Programa Bolsa Família – Lucas Neves; Gestores e Cadastradores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família das cidades de Conceição do Almeida, Santo Amaro, Saubara, Nazaré, São Francisco do Conde, Cabaceiras, Muritiba, São Felipe, Dom Macedo Costa, Sapeaçu e Castro Alves; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente - Pedro Melo e cia.

Durante a manhã, Lucas Neves e Nelita Rodrigues realizou uma exposição sobre a realidade do Programa Bolsa Família no município de Cruz das Almas. Paulo Cezar, Gestor do Programa em Conceição do Almeida, ministrou uma palestra com o tema “Gestão de Benefícios”. Girlanda Lima, Assistente Social do CRAS - Everilda Santana Machado, ministrou uma palestra com o tema “Condicionalidades”.

Durante a tarde o simpósio foi voltado para a troca de vivências entre gestores e entrevistadores do recôncavo da baiano.












quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Adolescentes do "Movimento Meninas Ocupam" vivem um dia de superintendentes na SJDHDS




Com o lema “Meninas livres para liderar, aprender, decidir e progredir”, as adolescentes Rafaela Soares, 13, e Ariana Santos, 15, estiveram, na tarde desta quarta-feira (24), na Superintendência de Assistência Social (SAS), da Secretaria de Justiça, Direitos humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com o objetivo de vivenciar o dia a dia de uma liderança.
Durante a vivência na SAS, acompanhadas pela superintendente Leísa Sousa, as adolescentes conheceram os profissionais que trabalham pela assistência social em todo o Estado, fazendo um tour pelas salas; compreenderam a dinâmica de trabalho para garantir que os serviços socioassistenciais cheguem aos municípios; e dialogaram sobre projeto de vida, preconceitos e desafios de uma liderança feminina.
“Mesmo com tantos avanços sociais, ainda é um desafio muito grande a mulher que ocupa ou que deseja ocupar um espaço de liderança, seja no poder público ou em qualquer empresa privada. Os preconceitos são inúmeros, mas vocês precisa saber se posicionar e dar a resposta da maneira mais ética e eficaz possível: mostrando seu trabalho e buscando excelência em cada detalhe do que faz. Nós podemos e merecemos ocupar quaisquer funções que desejarmos, é o nosso direito  e é também a nossa luta de todos os dias”, endossou Leísa, pactuando ainda um compromisso de ajudar as jovens a disseminar nas escolas a importância da Assistência Social na sociedade.
As jovens fazem parte do movimento social #MeninasOcupam, uma iniciativa da Plan Intenacional, Organização não-governamental que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero, que engaja pessoas e parceiros na causa social. “Trata-se de um movimento que realiza ocupações em espaços de tomada de decisão em empresas, organizações e instituições governamentais. Uma ou mais meninas ocupam o lugar de uma liderança desse espaço por um dia para chamar atenção para a necessidade de desenvolver o potencial dessas jovens, bem como de levar as demandas dela e de sua comunidade para serem discutidas nesse espaço”, esclareceu Sarah Mabell Rios, assistente pedagógica do projeto que acompanhava as jovens. 
 “É uma oportunidade muito boa para mostrar o compromisso das empresas, instituições e governos em apoiar a igualdade para nós  meninas, possibilitando que nossas vozes sejam escutadas, nos incentivando a conquistar espaços justos e igualitários na sociedade”, afirmou a jovem Rafaela Soares que é uma das mobilizadoras do movimento no bairro onde mora: Garcia.
O #MeninasOcupam faz alusão ao Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, reconhecido em Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) no ano de 2011.  A data objetiva evidenciar as situações de violência e discriminação vividas pelas meninas ao redor do mundo. Deste então, no mês de outubro, a Plan e o #MeninasOcupam realizam ações e campanhas que engajem a sociedade e poder público em relação aos direitos das meninas, o que envolve campanhas midiáticas (TV, rádio, Internet, etc.), passeatas, atos, seminários, dentre outras ações.

Pedagogia da ação

O movimento #MeninasOcupam funciona dentro de escolas municipais e estaduais. As jovens que vivenciaram a prática de hoje são do bairro do Garcia, da Escola Municipal Hildete Lomanto e integram um grupo de 23 jovens, entre meninas e meninos, que contam com apoio e suporte da Plan e da escola. São orientados em oficinas pedagógicas sobre diversas temáticas a respeito das violações de diretos desse público.
“A didática é através do diálogo, de construção de currículo onde eles também indicam temas para trabalhar. Após o processo pedagógico de construção do conhecimento, os jovens vão se tornando mobilizadores e dão continuidade as oficinas com os grupos da escola, a partir daí, é adolescente capacitando adolescente. Momento de impulsionar o protagonismo feminino nos espaços dos saberes”, disse Valdiane Santos, educadora social do movimento. 
ASCOM/SJDHDS

terça-feira, 23 de outubro de 2018


                          GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
                         Secretaria de Justiça,  direitos humanos  e  desenvolvimento social
                         SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ___________________________________________________________________________________                

Salvador, 23 de outubro de 2018.
                                      INFORME 11/2018 - Comissão Intergestores Bipatite - CIB


 ATENÇÃO  GESTORES MUNICIPAIS
DE ASSISTÊNCIA SOCIAL




No último dia 22 de outubro, aconteceu aqui em Salvador a Reunião do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social - COEGEMAS e nessa reunião os municípios, através de seus gestores municipais,  pronunciaram-se solicitando do COEGEMAS um pedido ao Estado, para mudança da data da reunião da CIB, marcada para o dia 31/10/2018. Nessa mesma reunião, o Presidente do COEGEMAS e sua diretoria, fez a solicitação em público, ficando de encaminhar um ofício formalizando o pedido a SAS.

Considerando, que houve uma alteração de calendário e que os municípios presentes se manifestaram, informando que não poderiam estar presentes neste dia, por compromissos assumidos com seu gestor municipal, a SAS comunica a todos que fica suspensa a reunião da CIB de outubro do dia 31/10, confirmando as seguintes datas:


Dia: 19/11/2018 - CIB Extraordinária (devido o cancelamento de Outubro)

Dia: 20/11/2018 - CIB Ordinária de Novembro




Destacamos que estaremos tirando as dúvidas de todos vocês pelos números de telefones: 0800710253 e 71-3115-0304.




Secretaria Executiva da CIB

quinta-feira, 18 de outubro de 2018



Salvador, 18 de outubro de 2018

Aos (as) Gestores (as) e Trabalhadores (as) do SUAS da Bahia


Ao tempo que cumprimento cordialmente todas e todos, destaco que considerando as modificações realizadas no cronograma de atividades da superintendência de Assistência Social - SAS no período de 22 a 26/10/208, informamos abaixo o cronograma atualizado. 


CAPACITASUAS - Polo Vitória da Conquista 
05 a 09/11/2018
Obs.: as inscrições realizadas para o período de 22 a 26/10/2018 serão válidas para esta nova data, porém os cursistas deverão confirmar disponibilidade de participação através do e-mail inscricaocapacitasuas@gmail.com


Apoio Técnico do CEAS - Salvador 
22/10/2018 (manhã e tarde)
Hotel Sol Bahia - Patamares 


Reunião da CIB
31/10/2018 (manhã e tarde)
Hotel Sol Bahia - Patamares


Em tempo nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários através dos contatos (71) 3115-0301/0302/0303.


Cordialmente.


Gabriele Dultra
Coordenadora da Gestão do SUAS

terça-feira, 16 de outubro de 2018


Salvador, 16 de outubro de 2018


INFORME: GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE
No. 26/2018
Assunto: CapacitaSUAS - Programa de Educação Permanente – Polo Vitória da Conquista
Senhor(a) Gestor(a) Municipal de Assistência Social,

A Superintendência de Assistência Social – SAS informa que em decorrência de questões logísticas e operacionais da UFRB, ao que tange o quadro de professores, bem como a disponibilização de veículo para deslocamento e considerando o período eleitoral, as turmas previstas entre o período de 22 a 26 de outubro no Polo Vitória da Conquista, com os cursos de Introdução ao exercício do Controle Social do SUAS e Atualização para elaboração de Planos de Assistência Social, tiveram a realização adiada para o período de 05 a 09 de novembro de 2018.

Considerando que o trabalhador do seu município está inscrito(a) para este período (22 a 26 de outubro de 2018), solicitamos que indique-nos, até o dia 19/10/2018, a disponibilidade para participar no período de 05 a 09 de novembro de 2018, através do e-mail inscricaocapacitasuas@gmail.com.

Ressaltamos que para garantir a participação dos profissionais do SUAS que serão indicados pelo município será ofertada ajuda de custo no valor de R$432,00, para auxiliar nas despesas, podendo este valor ser complementado com recursos municipais através do IGD SUAS. Caso o cursista se ausente por qualquer motivo, o mesmo deverá reembolsar a FAPEX o valor recebido.

A GTEP se encontra à disposição para possíveis dúvidas e/ou esclarecimentos nos contatos: Telefones: (71) 3115-3899/0301 E-mail: gestaodotrabalhoba@sjdhds.ba.gov.br /
naiane.nunes@sjdhds.ba.gov.br / elisangela.veiga@sjdhds.ba.gov.br


Cordialmente.
Coordenação de Gestão do SUAS – CGES
Área de Gestão do Trabalho e Educação Permanente - GTEP

Atenção:  solicitamos que indique-nos, até o dia 19/10/2018, a disponibilidade para participar no período de 05 a 09 de novembro de 2018, através do e-mail:
inscricaocapacitasuas@gmail.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Camacã: 

Secretaria de Assistência Social e o CRAS realizaram a Festa das Margaridas


por ASCOM
 Publicado em 04/10/2018 20:35 - Atualizado em 05/10/2018 09:47
primavera

 Em comemoração ao dia Internacional do idoso, comemorado dia 1 de outubro, a Secretaria de Assistência Social foi a idealizadora do evento que aconteceu nessa quarta-feira (03) que iniciou às 10 da manhã e se estendeu até às 16 horas. 


Na homenagem foram expostos materiais produzidos pelos idosos participantes do Projeto do Clube da Melhor idade durante todo o ano, estes foram recebidos com lanche e logo depois o almoço e ainda teve o lanche da tarde. Diversos serviços foram oferecidos, como corte de cabelo, hidratação com a equipe qualifica do curso de cabelereiro. A Boticário foi a responsável pela maquiagem, deixando as idosas mais bonitas. Renata ficou com a parte de sobrancelhas e a manicure Jocy que deu um brilho nas unhas das idosas.

Todo material de artesanato exposto foi de produção exclusiva integrantes do projeto, os materiais para produção foram disponibilizados pela Secretaria em parceria com o CRAS, e todo dinheiro das vendas será revestido para os próprios idosos.

Segundo a Secretária de Assistência Social Ana Clébia, os idosos gostam de realizar os trabalho, uma vez que se sentem uteis “eles gostam de se sentir uteis, e nós damos essa oportunidade a essas pessoas, eles não param. Ele são muito importantes e merecem ser homenageados”, concluiu. O prefeito Oziel Bastos também esteve prestigiando o evento.


quinta-feira, 4 de outubro de 2018


Ofício Circular CEAS nº 14 /2018

Salvador, 03 de Outubro de 2018



Ilmo (a) Senhor(a)
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social


Assunto: Assessoramento Técnico “Fortalecendo o Controle Social na Bahia.”


Prezado (a) Presidente (a);


O Conselho Estadual de Assistência Social da Bahia– CEAS/BA, é órgão superior de deliberação colegiada, instância de controle social, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Estadual, responsável pelo acompanhamento da execução da Política Estadual de Assistência Social.
O conselho deve planejar suas ações de forma a garantir a consecução das suas atribuições e o exercício do controle social, primando pela efetividade e transparência das suas atividades. O planejamento das ações do conselho deve orientar a construção do orçamento da gestão da assistência social para o apoio financeiro e técnico às funções do Conselho.

Considerando que a Superintendência de Assistência Social - SAS, enquanto órgão gestor da política deve promover e incentivar a capacitação continuada dos conselheiros, conforme planos de capacitação do SUAS.

Assim, convidamos um conselheiro da sociedade civil e um do poder público a participar do referido Assessoramento Técnico a ocorrer no dia 22 de outubro de 2018, destacamos que na mesma oportunidade será discutido o processo eleitoral do biênio 2018/2020.




Local: AUDITÓRIO DO HOTEL SOL BAHIA
R. Manoel Antônio Galvão, nº 1075, Patamares, Salvador - BA, Cep: 41741-550
Data: 22/10/2018

* Manhã

* Período: 8h30min as 12h00min

* Tema: A população de Rua no Brasil: Visualizando os Invisíveis

* Mediador: José Vanilson
(Membro da Coordenação do Movimento Nacional de População de Rua)


* Tarde

* Período: 13h30min as 17h00min

* Tema: XI Conferência Estadual de Assistência Social: Analisando Deliberações,traçando caminhos para superação dos desafios do SUAS na Bahia

Mediação: Representantes dos segmentos membros do CEAS-BA Gestão 2016_2018


Para garantir a participação na atividade é preciso realizar inscrição prévia até o dia 19 de outubro de 2018, através do seguinte link, que deverá ser copiado e colado no seu navegador:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=9DXYTEBUj0CTo5dfwXw4Ss9aExqWZvtEqFuI4nCWv1pUOTdMQlJRQVE4TlE0TlVBRllPUUNEM0g3WC4u

https://forms.office.com/Pages/DesignPage.aspx?origin=shell#FormId=9DXYTEBUj0CTo5dfwXw4Ss9aExqWZvtEqFuI4nCWv1pUOTdMQlJRQVE4TlE0TlVBRllPUUNEM0g3WC4u&Preview=%7B%22PreviousTopView%22%3A0%7D&TopView=Preview