V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade da cidade de Saúde - Bahia
A Prefeitura Municipal de Saúde através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou nesta sexta-feira dia 26 de outubro de 2018, no Centro Cultural Maricenia Pereira, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve como tema: "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". Com objetivo geral de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos - SGD, crianças adolescentes e a sociedade para construção de propostas voltadas para afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.
Antes da abertura solene desta conferência tivemos apresentações culturais com a participação do grupo SOM, CORDAS e VOZES do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Tia Bibi, peças teatrais “Ser criança...” e “Drogas e Violência” do NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescente, deste município. Na abertura solene contamos com a presença do Prefeito Municipal Sérgio Passos, as secretárias de Saúde, Educação e Ação e Desenvolvimento Social, além do presidente da Câmara, o senhor Antônio Lopes e os vereadores Andreia Silva, Claudiano Jatobá e Fábio Aleixo.
Em seguida foi desenvolvida a palestra Magna pela advogada Thaise Pereira Costa onde explanou com muita eficiência o tema desta conferência. Conforme documento base do CONANDA, após a palestra, os participantes formaram grupos de trabalho em 5 eixos distintos onde foram formuladas propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra criança e adolescente e o fortalecimento da participação de crianças e adolescentes nos espaços de liberação do controle social como política pública, além de garantir a qualificação e a participação e o protagonismo de criança e do adolescente. Após apresentação, ocorreu a discussão e aprovação das propostas formuladas nos grupos. Logo após, a eleição e apresentação dos Delegados Municipais que irão para conferência territorial.
É importante frisar que a conferência teve presença marcante dos adolescentes, que em sua maioria, alunos das escolas da rede Municipal de ensino.