Último dia de reunião ordinária da CIB debate conjuntura do SUAS e cofinanciamento para 2019
O último dia de reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta terça-feira (20), em Salvador, contou com uma palestra sobre a Conjuntura Política Socioassistencial na Bahia, e discussões dialogadas com gestores e técnicos da assistência social dos municípios para debater a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do cofinanciamento do Estado para 2019.
Logo pela manhã, a dinâmica intitulada “Em SUAS mãos”, provocou reflexões sobre os investimentos financeiros para a política de Assistência Social com os profissionais do SUAS, divididos em grupos, pautando os serviços prestados pelo Sistema (de convivência, fortalecimento de vínculos, entre outros) e a importância de se pensar num cofinanciamento para o próximo ano que garanta a continuidade da assistência social às famílias.
“Nossa CIB é sempre bem participativa e mobilizada. Os profissionais que a compõe sabem da importância de pensarmos juntos e pautarmos estratégias para melhor atender nossos usuários”, ressaltou Leísa Sousa, superintende de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), presente no encontro e representando o Governo do Estado, relembrando, em seguida, que “os serviços cofinanciados da Assistência Social são destinados à indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, risco e violação de direitos em diversos equipamentos da Rede SUAS, nos 417 municípios baianos como CRAS, CREAS, Centros POP e Unidades de Acolhimento para adultos, famílias, crianças, adolescentes e idosos”.
Logo após a dinâmica, a Dr. Juscimere Silveira, professora da Puc-SP e ex-cordenadora da CIB do Paraná, palestrou sobre a conjuntura socioasssistencial nos eixos estruturantes do SUAS, nas esferas federal e estadual, bem como os desafios do sistema; oportunidades; pactuações; gestão do trabalho; direitos; e tendências.
”Somos parte do maior sistema de proteção social do mundo. O nosso trabalho garante direitos de acesso à dignidade, educação moradia, proteção, e renda. Por tudo isso, precisamos defender e sustentar a necessidade de um SUAS mais estruturado, equipado, qualificado e valorizado a cada dia”, afirmou.
Pela tarde, encerrando o encontro, os gestores e técnicos apresentaram as propostas debatidas na dinâmica de grupo sobre o cofinanciemento 2019 e discutiram sobre os critérios de concessão para o benefício eventual e repasse de cofinanciamento.
ASCOM/SJDHDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário