sexta-feira, 25 de maio de 2018



"Compreendemos as dificuldades de cada um de vocês, porém há multas contratuais de 100%do valor do evento, em caso de cancelamento, principalmente se fora dos prazos legais. Que é o caso. 
Considerando a possibilidade da presença de algumas pessoas e a impossibilidade de arcar com a multa, nós manteremos a atividade. 
Quanto à CIB esta pode até ser convocada outra extraordinária, porém os eventos, teremos impossibilidades contratuais de repetí-lo. 
Assim reiteramos a manutenção das agendas."

Leisa Mendes Sousa
Superintendente de Assistência Social da Bahia


quinta-feira, 24 de maio de 2018

Portal de Educação a Distância do MDS oferece cursos gratuitos


Inscrições para novas turmas estão abertas até 20 de junho. Entre as aulas oferecidas, a novidade é a capacitação sobre Planejamento e Orçamento Governamentais

quarta-feira, 23 de maio de 2018


CAMINHADA MARCA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CRUZ DAS ALMAS


 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei 9.970.

No intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar o município a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (18) uma belíssima caminhada.

A caminhada que saiu da Praça Multiuso e seguiu até a Praça Senador Temístocles, contou com a presença do prefeito Orlandinho, da Secretária do Trabalho e Assistência Social Jucélia Maria, a Promotora do Ministério Público Juliana Lopes, a Procuradoria Geral do Município, representantes do Conselho Tutelar, CMAS, CMDCA, CRAS, CREAS, representantes do Bolsa Família, NASF, alunos da Rede Pública de Ensino e Secretários Municipais. 

Qualquer situação de ameaça e violação de direitos, fique de olho e denuncie através do Disque Direitos Humanos.






DISQUE 100.

#GovernoDoPovo #SETRAS #FiqueDeOlho #FaçaBonito #Disque100

Fotos: Thuane Maria


Itanhaém no FAÇA BONITO



O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Prefeitura Municipal de Itanhém, em parceria com o CRAS, Programa Bolsa Família e Conselho Tutelar, realizou uma mobilização de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com visita ao CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), onde foi realizada uma peça teatral de fantoches pelos técnicos de referência do CREAS, com a finalidade de trabalhar o tema da campanha com o público infantil, além de uma apresentação do Coral do Serviço de Convivência  e Fortalecimento de Vínculos.

Além disso foi realizada uma blitz educativa na entrada da cidade, com distribuição de materiais informativos, objetivando informar, mobilizar, motivar e sensibilizar a sociedade a assumir a responsabilidade com a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes, bem como provocar um choque de consciência e engajamento social de forma a ampliar a quantidade de denúncias.







*Caetité é destaque mais uma vez na luta pelo enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes!*

Confira vídeo com a programação especial da Campanha Faça Bonito 2018, que envolveu toda a sociedade na defesa dos Direitos Humanos.

 #CampanhaFaçaBonito



MARAÚ na Campanha FAÇA BONITO




A prefeitura de Maraú através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na sexta-feira, dia 18, uma caminhada alusiva à campanha “Faça Bonito”, na qual chamou atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O evento contou ainda com a participação das equipes do CRAS e do Conselho Tutelar, além parceiros e alunos das escolas municipais.

Conforme a Secretária de Desenvolvimento Social, Anaildes Porto, a campanha tem por objetivo chamar atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e combater a violência contra as crianças e adolescentes.






segunda-feira, 21 de maio de 2018


Caetité é destaque mais uma vez na luta pelo enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes


Programação especial da Campanha Faça Bonito envolveu toda a sociedade na defesa dos Direitos Humanos.
Em 21 maio, 2018


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou em Caetité, entre os dias 14 e 18 de maio, a Campanha Faça Bonito, em combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante os dias da Campanha diversas atividades foram realizadas com o intuito de alertar a população quanto à proteção dos menores e para a denúncia dos casos de abusos e exploração.
A equipe da Campanha esteve na segunda-feira (14/05) na Rádio Educadora Sant’Ana de Caetité e na Star FM, em entrevista à imprensa, nas quais falou a toda comunidade caetiteense sobre a Campanha e a importância desse assunto estar em pauta. Na terça-feira (15/05), foi promovida uma palestra sobre a legislação e formas de denúncia com a advogada do CREAS, Simone Leite, no CAE III. Na quarta e na quinta-feira (16 e 17/05), foram visitados os colégios municipais Dom Manoel Raimundo de Melo em Santa Luzia e o Zelinda Carvalho Teixeira em Maniaçu, onde foram realizadas palestras com os estudantes.
No dia ‘D’ da Campanha, na sexta-feira (18/05), foi realizado no auditório do CETEP um seminário com o tema “Conhecimento da Lei e suas particularidades: Na defesa e garantia dos direitos das Crianças e Adolescentes”, com a presença de estudantes, agentes comunitários de saúde, da Apae e outros. Na composição da mesa, houve representantes do CMDCA, CREAS, Conselho Tutelar, além das Polícias Civil e Militar.
Para a presidente do CMDCA, Daniana Pereira Cotrim, o Faça Bonito é uma campanha que visa chamar a atenção da população sobre sua responsabilidade e levar informação. “A luta do 18 de maio não se resume a um dia ou a uma semana, é uma luta diária. Devemos estar em alerta todos os dias em combate à exploração e ao abuso sexual de menores, protegendo nossas crianças e adolescentes desse crime”, ressaltou.
A Campanha que tem o apoio da Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, teve sua importância enfatizada pela secretária da pasta Cátia Virgínia. “Faça Bonito é denunciar os casos em que a criança ou o adolescente está sendo abusado ou explorado, e é também não manter segredo, mas sim, procurar ajuda”, destacou.
Segundo informações do CMDCA, de acordo com dados do Conselho Tutelar, durante todo o ano de 2017 foram registrados 23 casos de abuso e exploração sexual de menores em Caetité. E em 2018 já são 10 casos registrados. Vale lembrar a importância de denunciar e que não é preciso se identificar. Os telefones para denúncia são o Disque 100 e o número do Conselho Tutelar o (77) 99909-1904.
A campanha foi realizada na semana do dia 18 de maio que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data lembra o triste caso de uma menina de oito anos, de Vitória (ES), que neste dia em 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O caso teve forte repercussão e provocou uma grande mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A iniciativa da Campanha é realizada em parceria com a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, e conta com os apoios do Conselho Tutelar, Ministério Público da Bahia, Tribunal de Justiça do Estado e das Polícias Civil e Militar. (http://www.caetite.ba.gov.br/)









APOIO TÉCNICO 28 de MAIO 2018

Tema: SUAS e Enfrentamento ao Racismo e Intolerância Religiosa

Inscreva-se através do link abaixo: