terça-feira, 4 de junho de 2019


LANÇAMENTO DO LIVRO: “EDUCAÇÃO, SABERES E QUALIDADE DE VIDA: SEMEANDO, PRODUZINDO E FRUTIFICANDO”


O evento de lançamento acontecerá no V Colóquio Internacional de Educação Comparada no MERCOSUL, promovido pela Universidade San Carlos e INBRAEDH, reunirá estudantes, docentes, egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado, na Faculdade Social da Bahia em Ondina, no dia 15/06/2019 - das 08:00h às 17:00h.

LAURA PEIXOTO BAMBERG é uma das autoras e organizadoras do livro, é Pedagoga, especialista em Socioeducação e Gestão Escolar, técnica de referencia da Coordenação de Gestão do SUAS, da Superintendência de Assistência Social , da Secretaria Estadual de Justiça , Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS. No seu primeiro livro, ela apresenta um artigo sobre a importância da Educação Permanente para os trabalhadores da Assistência Social (tema central da sua dissertação de Mestrado) a qual contou com a colaboração dos trabalhadores da Assistência Social da Bahia, através de uma pesquisa online. O livro saiu pela editora INBRAEDH.

Laura explica que o conjunto da obra pretende conversar com o leitor através de diversos textos de forma assertiva. O texto da autora citada tem como título : UM OLHAR SOBRE OS IMPACTOS DA POLITICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ESTADO DA BAHIA, “ percebi que existia uma lacuna acerca do assunto no nosso estado, e que no decorrer desse trabalho tive a oportunidade de observar e acompanhar as discussões sobre o volume de oferta de ações de Educação Permanente, e perceber a constante busca dos trabalhadores de participação das ações de capacitação, visando a aquisição de conhecimentos técnicos profissionais para ressignificar a prática, e assim qualificar a oferta dos Serviços”.

Esse livro é uma coletânea de textos onde começamos a buscar respostas para: qual caminho trilhar? Então, surgiram alternativas, advindas da união de energias, que se associaram às nossas, e que se dispuseram a disseminar essa semente em terreno fértil.

Portanto, “em analogia ao processo ou efeito de cultivar, a ideia foi principiada pelo planejamento e organização de como adubar e fazer dessa ideia uma realidade. Pelo empenho desses sitiantes visionários, tal como um agricultor, preparando a terra e plantando suas sementes, começamos a semear, visando à florescer e frutificar”. Assim, foram convidados outros pesquisadores que, juntos, se debruçaram nessa efetivação há cerca de um ano, atraindo outras pessoas a participarem dessa aspiração.

“Tal como o pinhão, fruto do pinheiro, ou seja, de uma arvore que, pela sua vitalidade, sua madeira nobre e sua força, instala sua importância no ciclo de vida na natureza, surgiu, como fruto dessa trajetória, essa produção de vida acadêmica que ora se apresenta. Com a esperança de que seja um alimento epistemológico saboreado por meio da leitura “(parte do prefácio escrito pela Profª Dra. Maria Célia Melo).

Ficha técnica:
Livro: “EDUCAÇÃO, SABERES E QUALIDADE DE VIDA: semeando, produzindo e frutificando”.
Editora : INBRAEDH
ISBN: 978-65-80527-00-7
Edição de maio/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário