quarta-feira, 31 de julho de 2019

SJDHDS realiza mais uma edição do CapacitaSUAS



Com o intuito de fomentar e garantir uma formação continuada para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SAS), realiza, até sexta-feira (02), mais uma edição do Programa Nacional de Capacitação do SUAS – CapacitaSUAS. A capacitação conta com a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ocorre no PAF I, no bairro de Ondina, em Salvador, durante todo o dia. 

A nova edição oferta quatro cursos nas áreas de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais das SUAS; Atualização para Elaboração de Planos Sociassistenciais; Atualização em Vigilância Sociassistenciais; e Introdução ao Exercício do Controle Social. Estão previstos 550 participantes distribuídos em 12 doze turmas.

O objetivo do CapacitaSUAS é contribuir com a profissionalização na área, atuando em duas dimensões: a dimensão do trabalho, que engloba a reflexão sobre os processos de trabalho na assistência social; e a dimensão pedagógica, que compreende os processos continuados de capacitação e de formação na área de atuação. Nesse sentido, a educação permanente no SUAS deve conduzir tanto ao desenvolvimento de competências, quanto à modificação de processos de trabalho e práticas profissionais, orientados para a valorização da população atendida no Sistema.

ASCOM/SJDHDS

SERVIÇO
O quê? Programa Nacional de Capacitação do SUAS – CapacitaSUAS
Onde? UFBA, no PAF I, no bairro de Ondina, em Salvador.
Quando? de 29 a 02 de agosto

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Feira será primeiro município baiano a realizar Conferência Municipal de Assistência Social de 2019


O município de Feira de Santana será o primeiro a nível nacional a realizar a Conferência Municipal de Assistência Social de 2019. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho,  será realizado nesta terça-feira,  23, durante todo o dia, na Fundação Senhor dos Passos,  na rua Deraldo Alves Costa,  171, bairro Baraúnas.

A conferência é o resultado da avaliação da política pública com as presenças dos demandatários, entidades e trabalhadores, que se reuniram durante 19 pré-conferências no município.

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ângela Pérsico,  "a conferência foi validada nas duas últimas conferências 2015 e 2017, onde foram avaliadas as deliberações que foram propostas neste período".

Este ano a 12 Conferência Municipal de Assistência Social de Feira de Santana terá como tema central "Assistência Social: Direito do Povo,  com Financiamento Público e Participação Social".

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto Gonçalves,  ressalta o compromisso do Governo do prefeito Colbert Martins Filho em garantir os direitos sociais e promover avanços nesta área de inclusão dos mais carentes. 

(Por: Ronaldo Belo)

sexta-feira, 19 de julho de 2019

quinta-feira, 18 de julho de 2019

CapacitaSUAS realiza quatro cursos simultaneamente em Salvador


Desde a última segunda, 15, o CapacitaSUAS, que foi criado para fomentar e garantir uma formação de cunho continuado para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realiza em Salvador encontros para atualização e troca de experiências entre os profissionais da assistência social.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vai ser realizada até a próxima sexta, (19), no PAF I do Campus da UFBA, em Ondina. Segundo Aline Araújo, superintendente, em exercício, de Assistência Social da SJDHDS, essa é a segunda etapa de capacitações do Sistema Único de Assistência Social. “Os cursos são direcionados a técnicos, gestores e conselheiros municipais no âmbito da política de assistência social”, explicou ela.

Ao todo são ofertados quatro cursos: Introdução o Provimento de Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS, Elaboração de Planos Municipais Socioassistenciais, Vigilância Socioassistenciais e Exercício do Controle Social, que vão subsidiar a atuação dos profissionais de assistência social na execução dos serviços, programas e oferta de benefícios ao cidadão. Araújo também comentou que os cursos vão proporcionar aos participantes uma melhor gestão do SUAS em seus municípios. “Esse trabalho articulado é a garantia do apoio técnico aos municípios e do fortalecimento dessa política pública no estado da Bahia”.

Para Candice Santana, psicóloga e participante do curso de Vigilância e Controle Social, que discute a criação de mecanismos de análise de dados que mostram as situações de vulnerabilidade em cada município e como enfrentá-las, a expectativa com o curso é muito grande. “Eu tenho pouco tempo atuando no SUAS, apenas um ano, e sempre soube que era o melhor espaço de formação”. Segundo a psicóloga, esses cursos colaboram para que o profissional seja capaz de atuar com mais qualidade e fazer com que o cidadão, usuário dos serviços, entenda a assistência social como um direito e não como uma política pública assistencialista. “Essa noção do que é preciso ocupar esse espaço de controle, cobrança e fiscalização do serviço é do cidadão. Nós profissionais, estamos aqui para multiplicar esses conceitos nos encontros com os usuários para que eles se sintam responsáveis e também parte desse processo”.

Os encontros do CapacitaSUAS já aconteceram em Feira de Santana e Vitória da Conquista, nos anos de 2017 e 2018, respectivamente, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Em 2019, os encontros serão realizados em Salvador e a adesão dos municípios foi significativa. “Temos mais de 500 inscritos. Isso demonstra o compromisso dos gestores municipais com a qualificação de seus colaboradores, pois eles precisaram liberar esses profissionais durante uma semana, que é o tempo necessário para participar da capacitação”, disse Aline Araújo.

Ela também afirmou a importância das capacitações para os beneficiários do Sistema Único de Assistência Social. “Esse cursos vão colaborar na melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão usuário dos equipamentos e serviços da política de assistência social, que tem uma base muito forte na matriz sociofamiliar. A família, em suas diferentes configurações, é a base do nosso trabalho e o fortalecimento desse vínculo que traduz o que é a proteção social no âmbito da assistência social. Sabemos que a vulnerabilidade social gera fragilidade de vínculos e nós buscamos fortalecê-los, com o protagonismo e a emancipação das famílias e dos indivíduos”, contou, reiterando que os beneficiários do SUAS precisam entender que esse programa, além de um direito “é a garantia dos direitos dos cidadãos, com justiça social, que é uma diretriz muito forte de nossa política pública”.

A próxima capacitação será realizada entre os dias 29 de julho e 02 de agosto e a previsão é, de acordo com a procura, que conte com a participação de mais de 500 profissionais de assistência social de Salvador e outros municípios baianos.

ASCOM/SJDHDS








Gestores da SJDHDS participam de reunião de validação e alinhamentos do PPA 2020 -2023

terça-feira, 16 de julho de 2019


Admirável disparada
- Maricota: A Pensadora -


Vinda do sertão baiano, já vi foi coisa...nas perspectivas: pueril, racional, romanceada e tudo mais. Já vi seca, já vi menino na porta de casa na hora do almoço dizendo que “qualquer coisa serve” para matar sua fome. Já vi gente de bem sendo assassinado e gente do mal ficando impune. Já tive vergonha de minha pele, porque em terra embranquecida, “nego” não tinha vez. Porém, não tive infância sofrida, graças aos esforços de meus pais, pois diz a minha mãe que na sua época “não tinha governo”. Era a verdadeira meritocracia e sorte.

Ouço e rememoro tudo pensando como tudo poderia ser diferente. Maricota gosta é de pensar em outras realidades possíveis, pois o mundo é relativo e o ponto de vista de quem vem dominando ainda é de explorar e concentrar. Tudo deles e pouco da gente!

Enquanto escrevo ouço a “Disparada” no desejo de “viver pra consertar”. Pois eu penso em renovar o homem – a raça humana, e como Manoel de Barros, eu gostaria de começar “usando borboletas”. Coisa de ver a beleza na transformação, mesmo com tanto aperto dos casulos. Porque por agora está dureza. Agora está vida de Gado e “gado a gente marca, tange, ferra engorda e mata, mas com gente é diferente”.

Mas gente continua seguindo uma boiada desgarrada, às vezes servo do leiteiro, às vezes perdido para o açougueiro. De abate em abate, gente continua nas armadilhas das chicotadas.

Eu já vejo, faz tempo, “que toda essa engrenagem já sente a ferrugem lhe comer”, mas a gente ainda insiste em andar com “passos de formiga e sem vontade”. Se povo é massa e sustenta uma base forte de uma pirâmide e se esse povo se une, povo derruba o vaqueiro e o dono do gado. Divide o pasto entre a boiada e vai viver como povo feliz.

O tempo não nos pode ser confortável, não podemos continuar cultivando o medo. Povo feliz é o povo sem medo. É povo cheio de coragem, sonhando com novos tempos, tempo com governo, tempo de riquezas. Mas é sonho fora desta cela.

Eu tenho um sonho: de ver este “velho mundo” se acabar...mas isso só vai mudar quando a gente em disparada se voltar para lutar.

Vamos forte! Vamos fugir da ignorância, pois já deu de viver tão dentro dela.


sexta-feira, 12 de julho de 2019

População em situação de rua gera insegurança para a cidade? 



Em uma cidade segregada, orientada por uma economia excludente, quem são as verdadeiras vítimas da insegurança dos seus direitos? Somente em Salvador temos aproximadamente 17 mil pessoas em situação de rua, segundo dados do Projeto Axé. Segundo dados do mesmo projeto, do total de pessoas em situação de rua: 90% são negros ou pardos e mais de 76% realizam alguma atividade para ganhar dinheiro, como reciclagem e pequenos serviços. Isso acaba com o mito de que essas pessoas são “vagabundos” ou “viciados”. 

Dessa forma, enxergamos o quanto é necessário pensar a cidade e a segurança pública juntamente com o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). 

Por isto convidamos toda a sociedade para juntos e misturados pensarmos alternativas na Audiência Pública que acontecerá no dia 12 de julho, em uma sexta-feira, ás 15 horas no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.


https://www.facebook.com/events/484812552272302/