quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Apresentação das ações do Carnaval movimenta reunião da CIB




ASCOM/SJDHDS

Centenas de gestores e técnicos da assistência social de toda a Bahia se reuniram, nesta terça-feira (11), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Salvador, para discutir questões relacionadas à execução das políticas públicas de assistência social. Ainda na reunião, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) apresentou a campanha de combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. 



A campanha é executada durante todo o ano pela SJDHDS, fortalecendo o combate às violações de direitos de crianças e adolescentes. As ações são ampliadas durante grandes eventos, como o Carnaval e o São João, festas que reúnem milhões de pessoas em todo o estado.

O robô e os palhaços, que atuam como mobilizadores nas ações realizadas nos bairros de Salvador, também participaram da reunião e roubaram a atenção do público presente. Dezenas de pessoas fizeram fila para tirar foto com a atração, que é um dos pontos fortes da ação da SJDHDS.



"É importante o lançamento nesse momento de carnaval porque a gente sabe que a incidência de exploração, violência contra criança e adolescente, é bem maior em épocas que tem grandes aglomerações de pessoas, como é o caso das grandes festas“, explica Sara Spinola, do município de Itabuna. "Levar esse material para trabalhar essas questões em nossa cidade é fundamental”, completou. 

“Essa campanha, sem sombra de dúvida, traz resultado ao envolver principalmente àquelas famílias que ainda não entendem a importância de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. É preciso que a gente incentive mais, se preocupe mais e que a gente possa estar cada dia motivando um trabalho que é primordial na vida de cada um de nós", comentou Norberto Oliveira, secretário de assistência social de São Gabriel. 

Além da ação no Carnaval de Salvador, a campanha também é executada pela secretaria nos municípios que realizam a festa, além de outras festas populares da Bahia, como o São João. O material foi disponibilizado de forma integral aos municípios para que eles também produzam os materiais.
Cofinanciamento

Entre outros temas, a reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) também discutiu a questão do cofinanciamento nos municípios, inclusive o federal. Gestores municipais e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) apresentaram uma carta manifesta em defesa da política de assistência social e contra os cortes no orçamento.  

O secretário Carlos Martins, que participou da sua primeira reunião da Comissão no ano, reafirmou o compromisso junto aos gestores em defesa da política de assistência social. "Estamos juntos em defesa da política de assistência social, que efetivamente vem sofrendo um desmonte grave e precisa ser revertido", pontuou o gestor, que estava acompanhado da superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário