sexta-feira, 30 de novembro de 2018




NOTA TÉCNICA

ASSUNTO: Implantação da Central de Acolhimento e das Casas Abrigo Regionais

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social - SJDHDS, através desta Superintendência de Assistência Social – SAS, conforme definições da Lei Federal nº 12.435 de 06/07/2011 e Resolução CNAS nº 33 de 12/12/2012 (Norma Operacional Básica do SUAS – Sistema Único de Assistência Social), tem por responsabilidade coordenar o SUAS em âmbito estadual e assegurar o apoio  técnico e financeiro para oferta de serviços e benefícios socioassistenciais executados em seu território, sejam eles de abrangência municipal e/ou regional,  bem como organizar e coordenar as ofertas regionais, a luz da diretriz de descentralização político-administrativa com comando único das ações em cada esfera de Governo.
         Considerando a Resolução CEAS nº 18 de 22 de setembro de 2017 que trata sobre a expansão do cofinanciamento estadual para o exercício de 2018, e das Resoluções CIB nº 12 de 20 de Novembro de 2017 e Resolução CEAS nº 21 de Dezembro de 2017 às quais dispõem sobre a implantação de 03 Unidades de Acolhimento - Casas Abrigo Regionais para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica em risco iminente de morte, nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro e Itabuna. E, em 19.11.2018, pactuamos e deliberamos nas instâncias cabíveis e supracitadas, a implantação da quarta Unidade, em Camaçari/Região Metropolitana de Salvador, a ser implantada ainda no primeiro semestre de 2019.
Sobre o inicio do funcionamento das Unidades Regionais, a SAS informa que partir de 01.12.2018 as 03 Casas Abrigo Regionais e a Central de Acolhimento darão início ao seu funcionamento, abrigando mulheres vítimas de violência doméstica, em risco iminente de morte, de qualquer município do estado.
 A Central de Acolhimento, que atuará em âmbito estadual, é o espaço de execução direta da gestão estadual, que será responsável pela regulação e organização do acesso dos usuários (as) aos Serviços Regionalizados de Acolhimento, sejam eles destinados especificamente a mulheres vítimas de violência em risco iminente de morte – Casas Abrigos, ou destinados a crianças e adolescentes em medida de proteção – Abrigos Institucionais. Ademais, responderá às demandas de forma rápida, qualificada e integrada, com base no interesse social e coletivo, analisando o perfil do (a) usuário (a) para o acesso às vagas.
As atribuições da Central foram definidas e efetivadas a partir de 3 eixos de atuação: gestão e regulação de vagas para o acolhimento regionalizado; gestão da informação, monitoramento e avaliação sobre a oferta regionalizada dos serviços de acolhimento; e gestão do trabalho no âmbito da referida oferta.
Do ponto de vista institucional, a Central estará vinculada à Coordenação de Proteção Social Especial - CPSE, enquanto uma das áreas administrativas da SAS, ficando situada na 3ª Avenida, Plataforma IV, nº 390, 1º andar – Centro Administrativo, tendo como telefone para contato o (71) 99613-9346, e o horário de funcionamento de 08h30min às 18h, de segunda a sexta, sendo que após esse horário e nos finais de semana e feriados haverá atuação a partir de profissionais que estarão de sobreaviso para garantir funcionamento ininterrupto considerando as urgências.
Em razão dos avanços da regionalização em pauta, a SAS também dará início à desmobilização da Casa Abrigo Estadual, procedendo também a partir de 01.12.2018, com a transferência das mulheres abrigadas para as Unidades Regionais e/ou desligamento destas, a depender da análise técnica de cada caso.
          

Em, 29 de novembro de 2018.


Sandla Barros
Técnica de Referência
SJDHDS/SAS/CPSE

Márcia Santos
Coordenadora Técnica
SJDHDS/SAS/CPSE

quinta-feira, 29 de novembro de 2018


Ofício Circular Conjunto nº 01/2018
Salvador, 26 de novembro de 2018


A Sua Excelência o Senhor
Prefeito Municipal de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa,  Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama,  Ilhéus,  Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitoria, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitoria da Conquista.


C/C

SECRETÁRIO(A) MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PRESIDENTE(A) DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL




Senhor(a) Prefeito(a),

O Ministério Público do Estado da Bahia e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, por intermédio de seus representantes infrafirmados, vêm comunicar a Vossa Excelência que será realizado, em cooperação, Curso sobre a Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes, nos termos da Lei nº 13.431/2017.
A Lei Federal nº 13.431/2017 normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência.
O reportado regramento estabelece, ainda,que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios desenvolverão políticas integradas e coordenadas, dentre elas as implementadas nos Sistemas de Justiça e da Assistência Social, para garantir os direitos humanos da criança e do adolescente, no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais, para resguardá-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão.
Em relação à "escuta especializada", a citada Lei aponta que se trata de um procedimento de entrevista, sobre situação de violência com criança ou adolescente, perante órgão da rede de proteção, devendo ser realizada em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam privacidade.
À vista disso  e  considerando  que é tributado à Secretaria Estadual de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimentos Social – SJDHDS,  através   da Superintendência de Assistência Social (SAS),  o  dever de  apoiar  técnica e  financeiramente  as  estruturas  municipais, na gestão e  operacionalização  da Política de Assistência Social (PAS); e ao Ministério Público do Estado da Bahia - MP BA,  a missão de  defender os  interesses sociais e  individuais  indisponíveis,  bem


assim de zelar pelo fiel cumprimento da Lei,realizaremos conjuntamente um evento, com o escopo de capacitar profissionais das áreas de Assistência Social ePsicologia, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei 13.431/2017, máxime no que tange à escuta especializada.

Desse modo, solicitamos a indicação de 1 (um) técnico desse Município para participar do curso, que, uma vez capacitado, passará a atuar como facilitador na escuta especializada de crianças e adolescentes. Cumpre salientar que o técnico a ser indicado deverá ter formação na área de Serviço Social ouPsicologia.

A mencionada atividade ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2018, sendoo primeiro momento(turno matutino do dia 03/12/2018) no Auditório J.J. Calmon de Passos, localizado na sede do Ministério Público do Estado da Bahia, no bairro de Nazaré,Salvador-BA, e o segundo(turno vespertino do dia 03/12/2018;04 e 05/12/2018 nos dois turnos) no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da aludida Instituição – CEAF, situado no Bairro Jardim Baiano.

Necessário ressaltar que, além de representação da Secretaria de Ação Social ou congênere, o Município terá acesso a mais uma vaga, que poderáser preenchida por técnico/profissional da área de Saúde, valendo ressaltar que a atividade em pauta baseia-se nas previsões sobre a relação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e o Sistema de Justiça, apontadas no Pacto de Aprimoramento de Gestão do SUAS - 2016/2019 - Resolução nº 01 da Comissão Intergestores Tripartite - CIT de 2017 e na Nota técnica nº 02/2016 do Ministério de Desenvolvimento Social  - MDS.

Certos de contar com a habitual colaboração de Vossa Excelência, consignamos agradecimentos, ao tempo em que renovamos votos de elevada estima e consideração.

Respeitosamente,


PAULO CESAR LISBOA
Secretário de Justiça Direitos Humanos e
 Desenvolvimento Social - SJDHDS


EDIENE SANTOS LOUSADO
Procuradora-Geral de Justiça
Ministério Público do Estado da Bahia



URGENTE!
APENAS PARA OS MUNICÍPIOS ABAIXO!!!

1. Alagoinhas
2. Barreiras
3. Bom Jesus da Lapa
4. Brumado
5. Camaçari
6. Euclides da Cunha
7. Eunápolis
8. Feira de Santana
9. Guanambi
10. Ibotirama
11. Ilhéus
12. Irecê
13. Itaberaba
14. Itabuna
15. Itapetinga
16. Jacobina
17. Jequié
18. Juazeiro
19. Paulo Afonso
20. Porto Seguro
21. Santa Maria da Vitoria
22. Santo Antonio de Jesus
23. Seabra
24. Senhor do Bonfim
25. Serrinha
26. Simões Filho
27. Teixeira de Freitas
28. Valença
29. Vitoria da Conquista

terça-feira, 27 de novembro de 2018

AS FOTOS DOS EVENTOS PROMOVIDOS PELA SAS (CAPACITAÇÕES, ASSESSORAMENTOS, REUNIÕES CIB, CONFERÊNCIAS ETC), PODERÃO SER VISUALIZADAS E COMPARTILHADAS NO LINK ABAIXO:



É só clicar em cima, ou copiar e colar no navegador.


SJDHDS inicia capacitação de equipes técnicas para as Casa Abrigo Regionais



A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através desta Superintendência de Assistência Social (SAS), realizará, de 26 a 30 de novembro, uma Capacitação para as Equipes Técnica da Central de Acolhimento Estadual e das Unidades Casa Abrigo Regional, contemplando os municípios de Feira de Santana, Juazeiro e Itabuna, estando direcionada aos gestores e técnicos das Unidades Regionais e da Rede de Enfrentamento da Violência contra a Mulher. A capacitação será realizada no Hotel Golden Park, em Salvador, das 8h30 às 17h30. 

O objetivo do encontro é capacitar as coordenações e equipes técnicas das unidades da Casa Abrigo Regional sobre temáticas relacionadas à Política Nacional de Assistência Social versus Política para as Mulheres na concepção das ofertas para o abrigamento/acolhimento. Para a abertura da atividade, nesta segunda-feira (26), a programação do evento contemplará quatro palestras temáticas: Concepções do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); O Processo da Regionalização; Lei Maria da Penha, violência contra a Mulher e Feminicídio; Identidade de Gênero.

O evento contará com a participação de representantes das Secretarias de Estado de Saúde, Políticas para as Mulheres e Segurança Pública, além do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça, Colegiado Estadual dos Gestores da Assistência Social (Coegemas), Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS) e Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA).

Serviço:
O quê: Capacitação para as Equipes Técnica da Casa Abrigo Regional
Onde: Hotel Golden Park - Av. Manoel Dias da Silva, 979 - Pituba.
Quando: 26 a 30 de novembro, das 08h30m às 17h30m
ASCOM/SJDHDS

Fotos de Luzmar Oliveira (SAS)










quarta-feira, 21 de novembro de 2018


FLORESTA AZUL: CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU A IV CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


O CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) através da secretaria de Assistência Social realizou na quarta-feira (14/11), no CRAS (Centro de referência de Assistência Social) a IV conferência dos direitos da criança e do adolescente que teve como tema “Proteção integral, Diversidade e Enfrentamentos de Violências”.

A palestra magna foi ministrada pelo conselheiro tutelar da cidade Itabuna Washington Alves, que trouxe suas vivências e compartilhou os seus conhecimentos a cerca do tema. A abertura do evento contou com apresentações da oficina de ballet dos usuários do (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS.

A prefeita Gicélia Santana e o secretário municipal de Assistência Social Alexsandro Barreto estiveram presentes e falaram sobre a satisfação de estar realizando mais uma conferência e de ver o público alvo do evento que é a menor idade ali presente participando e opinando sobre seus direitos e desejos.
As crianças e adolescentes participaram das atividades ativamente durante todo o dia, estiveram também presentes na conferência os vereadores Daniela Laranjeira e Ubiratan Oliveira (Nego Neni), a delegada responsável pelos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul Ana Paula Gomes e estudates de psicologia da Faculdade de Ilhéus.

Matéria: Verônica Sodré e Adenaldo JR

GALERIA DE FOTOS:










Último dia de reunião ordinária da CIB debate conjuntura do SUAS e cofinanciamento para 2019



O último dia de reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta terça-feira (20), em Salvador, contou com uma palestra sobre a Conjuntura Política Socioassistencial na Bahia, e discussões dialogadas com gestores e técnicos da assistência social dos municípios para debater a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do cofinanciamento do Estado para 2019.
Logo pela manhã, a dinâmica intitulada “Em SUAS mãos”, provocou reflexões sobre os investimentos financeiros para a política de Assistência Social com os profissionais do SUAS, divididos em grupos, pautando os serviços prestados pelo Sistema (de convivência, fortalecimento de vínculos, entre outros) e a importância de se pensar num cofinanciamento para o próximo ano que garanta a continuidade da assistência social às famílias.

“Nossa CIB é sempre bem participativa e mobilizada. Os profissionais que a compõe sabem da importância de pensarmos juntos e pautarmos estratégias para melhor atender nossos usuários”, ressaltou Leísa Sousa, superintende de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), presente no encontro e representando o Governo do Estado, relembrando, em seguida, que “os serviços cofinanciados da Assistência Social são destinados à indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, risco e violação de direitos em diversos equipamentos da Rede SUAS, nos 417 municípios baianos como CRAS, CREAS, Centros POP e Unidades de Acolhimento para adultos, famílias, crianças, adolescentes e idosos”.

Logo após a dinâmica, a Dr. Juscimere Silveira, professora da Puc-SP e ex-cordenadora da CIB do Paraná, palestrou sobre a conjuntura socioasssistencial nos eixos estruturantes do SUAS, nas esferas federal e estadual, bem como os desafios do sistema; oportunidades; pactuações; gestão do trabalho; direitos; e tendências.

”Somos parte do maior sistema de proteção social do mundo. O nosso trabalho garante direitos de acesso à dignidade, educação moradia, proteção, e renda. Por tudo isso, precisamos defender e sustentar a necessidade de um SUAS mais estruturado, equipado, qualificado e valorizado a cada dia”, afirmou.

Pela tarde, encerrando o encontro, os gestores e técnicos apresentaram as propostas debatidas na dinâmica de grupo sobre o cofinanciemento 2019 e discutiram sobre os critérios de concessão para o benefício eventual e repasse de cofinanciamento.

ASCOM/SJDHDS






terça-feira, 13 de novembro de 2018

Bahia recebe pela 1ª vez Encontro do Fundo Nacional e Fundos Estaduais de Assistência Social



Representantes de todo o Brasil estão reunidos até quarta-feira (14), em Salvador, durante o 3º Encontro Técnico do Fundo Nacional e Fundos Estaduais de Assistência Social, no Hotel Vila Velha. Sediado pela primeira vez na Bahia, o estado é o que mais tem famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, 53% da população. Durante o encontro, a Bahia vai apresentar sua experiência e seu sistema de controle de investimentos do Fundo Estadual de Assistência Social. Um grupo de jovens do Ilê Ayiê se apresentou na abertura do encontro na manhã desta segunda-feira (12).


Segundo o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, os estados possuem um fundo para promover a assistência social. “Nós vamos apresentar nossa experiência do acompanhamento de aplicação desse fundo, um sistema de gestão que desenvolvemos ao longo do tempo e que permite acompanhar a prestação de contas e também o desenvolvimento dos planos de trabalho em cada município onde nós mantemos o cofinancimento dos serviços de assistência social nos Creas”.



Lisboa afirma que a Bahia tem uma particularidade. “É um dos poucos estados do Brasil que mantém um sistema de cofinanciamento para quase todas as ações do Sistema Único de Assistência Social e o fundo é bastante atuante para esses municípios, em ações preventivas, especializadas com crianças, adolescentes, idosos, mulheres vítimas de violências, entre outras”.




A diretora-executiva do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Martins, afirma que a Bahia tem contribuído histórica e ativamente para o fortalecimento do contexto da assistência social. “A Bahia é um estado grande, que temos como referência da organização da gestão dos serviços em assistência social. Este é um encontro entre técnicos, onde será elaborado um documento que vai ser transformado em uma portaria ministerial, institucionalizando os encontros, para agregar todos os estados da federação em um trabalho de nivelação de conhecimentos, monitoramento técnico aos municípios e aprimoramento das ações”.





Para a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa, a Bahia é um estado privilegiado. “A Bahia coloca o ser humano em primeiro lugar. E pela importância de investir no social, todas as unidades de assistência social são cofinanciadas”. Segundo Leísa, a Bahia é ainda o único estado que tem um sistema para que os municípios façam a sua prestação de contas, informe quantos atendimentos são realizados no mês.



Também participaram da abertura do evento a secretaria de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso e secretária do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, Mônica Camolezi; o secretário de Assistência Social do Estado de Rondônia, Pedro Sanches; o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Desenvolvimento Social, Wesley Tavares; além de representantes do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios, Auditoria Geral do Estado e Procuradoria Geral do Estado.


ASCOM/SJDHDS












quinta-feira, 8 de novembro de 2018


FLORESTA AZUL: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU A SEGUNDA SEMANA DO IDOSO




A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Prefeitura Municipal realizou durante os dias 30,31/10 e 01/11 a segunda semana do idoso para os usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da casa do idoso de Floresta Azul e do distrito de Santa Teresinha (Coquinhos).

As atividades foram iniciadas com exercícios físicos de expressão corporal com a orientadora Tânia, no segundo dia aconteceu o baile de máscaras com as marchinhas de carnaval que divertiram a turma da terceira idade, e na sequencia o ultimo dia da semana do idoso foi encerrada com uma palestra ministrada pela psicóloga Geny Oliveira Chagas do município de Ilhéus que falou sobre o tema sexualidade na terceira idade, além de música ao vivo com o coordenador do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Herval Bastos.
A prefeita Gicélia Santana e o secretário de Assistência Social Alexsandro Barreto estiveram presentes em todos os dias do evento e falaram sobre a importância desse olhar pra a melhor idade, reafirmando o compromisso da gestão para com eles e confirmou o passeio dos idosos para a praia que acontecerá nesse mês de novembro.


Matéria: Verônica Sodré

Galeria de Fotos: